O PRÍNCIPE E O MENDIGO
Mark Twain
Adaptação de Lino de Albergaria
Editora Paulus
Sinopse:
Tom Canty é um menino pobre e maltratado de Londres. Edward Tudor é o Príncipe de Gales, herdeiro do trono da Inglaterra. O livro, ambientado na Inglaterra do século XVI, narra a história dos dois, quando em uma confusão eles trocam de lugar. É uma história interessante, em que os leitores poderão conhecer um pouco da Inglaterra daquela época e de sua realidade social, econômica e política.
A coleção Encontro com os Clássicos apresenta adaptações dos grandes clássicos da literatura universal para os leitores jovens. O objetivo é favorecer um primeiro contato com essas obras por meio de linguagem acessível às novas geraçôes, preservando o enredo e as principais características de cada obra, motivando o gosto pela boa leitura e pelo aprofundamento no conhecimento dos clássicos e de seus autores.
Trecho:
Capítulo: O DESAPARECIMENTO DO PRíNCIPE
adaptado por Lino de Albergaria
“Depois de ordenar a Hendon que lhe despisse os farrapos e o colocasse na cama, o rei adormeceu, não sem antes determinar ao seu cavaleiro que dormisse encostado na porta, para guardá-la. Acordou pelo meio-dia, sendo descoberto pelo companheiro que o media com um cordão.
– O que está fazendo?
– Já terminei. Durma de novo! Tenho o que fazer lá fora.
Enquanto Edward voltava a dormir, Miles foi comprar uma roupa completa para o jovem, de segunda mão, mas que o deixaria aquecido e com um aspecto limpo. Ele tinha decidido levar o menino até o castelo de sua família, confiando na generosidade do pai e de Arthur para acolhê-los.
Como a roupa tinha ficado grande, ele mesmo tentou consertá-la, embora não fosse tão hábil com a agulha. Em dois ou três dias, imaginava, chegariam ao seu destino. Decidiu acordar o rapaz, assim que terminou a tarefa, mas não percebeu nenhuma resposta, nem nenhum movimento na cama. Puxou as cobertas e descobriu que o príncipe tinha desaparecido.”